Com 7,5 milhões de toneladas de cana colhidas; associados da Ascana encerram a safra 2022/2023.
Os produtores de cana-de-açúcar associados à Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) concluíram no final de novembro a safra canavieira 2022/2023 com a colheita de quase 7,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
O resultado foi bom e a produção de 75,4 toneladas de cana por hectare foi melhor que a safra ada.
“Moemos, aproximadamente, 7,5 milhões de toneladas de cana o que é um resultado positivo já que tivemos uma produção de aproximadamente 75,4 toneladas por hectare, um resultado melhor que o ano ado. E, com esse clima que está se mostrando hoje, podemos concluir que esse número, com certeza, será melhor para a safra que vem”, disse o presidente da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti.
Nesta safra, o uso da tecnologia e campanhas de orientação reduziram os focos de incêndio e garantiram segurança nas estradas.
A Campanha Trânsito Seguro teve como objetivo garantir que o transporte da cana-de-açúcar fosse feito com segurança e eficiência.
Ações de conscientização foram realizadas junto a motoristas, ciclistas e população em geral. No último dia 20 de novembro, um eio ciclístico encerrou a campanha que foi considerada positiva.
Confira a entrevista completa:
Campanha de combate ao fogo foi destaque na safra
“Como destaque nesta safra eu gostaria de falar sobre o combate aos focos de incêndio que nós baixamos de 2,4 mil hectares em 2021, que já foi baixo perante os outros anos, para 1.081 hectares neste ano. É claro que é um plano integrado de ações, que incluiu as campanhas de conscientização nas rádios e em outdoors, mas a instalação das câmeras de monitoramento fez a diferença”, analisa o presidente da Ascana.
O combate e controle do fogo foi outro destaque nesta safra. Em abril deste ano entrou em operação o monitoramento por câmeras de 130 mil hectares de canaviais localizados em 15 municípios.
Várias ações de conscientização para evitar ocorrência de incêndios.
O resultado foi considerado positivo já que as áreas com registro de queima provocada por fogo criminoso ou acidental caiu pela metade.
Ascana recebe prêmios por ações ambientais
A preservação do meio ambiente é um dos pilares de sustentação da Ascana que representa produtores de cana-de-açúcar m 15 municípios da região.
“Nós recebemos um prêmio de sustentabilidade do Master Cana Social pelo projeto que desenvolvemos junto a Bacia do Rio Lençóis onde enviamos para a Prefeitura de Lençóis informações sobre chuvas. E um de Destaque Ambiental, do Jornal O ECO”, diz o presidente da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti.