Reestruturação do SUAS e ree de recursos foram temas discutidos na Conferência Municipal realizada em Lençóis.
Lençóis Paulista realizou na última quinta-feira (06/07) a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com a proposta de discutir a reestruturação do SUAS.
“O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social e engloba a rede direta e a rede indireta, que presta os serviços e que executa os programas na assistência social”, explica Ney Góes, secretário de Assistência Social de Lençóis Paulista.
A rede direta é composta pelo órgão gestor da Secretaria de Assistência Social, os 3 CRAS, o CREAS e os centros de convivência.
Já a rede indireta é composta pelas associações e entidades que também prestam serviços, como a Apae, a Casa Abrigo Amorada, o Asilo, dentre outros.
A principal discussão para a reestruturação do SUAS é, sem dúvida, o ree de recursos dos governos Federal e Estadual para os municípios.
Ney Góes explica que em Lençóis Paulista o orçamento da Assistência Social é de R$ 16,7 milhões, mas que 95% são recursos do próprio município.
“Essa reestruturação nacional está sendo pensada por conta do desmanche que nós tivemos nos últimos 4 anos, principalmente com relação à transferência de recursos. Se não houver atrasos, se não houver cortes até o final do ano, vamos receber apenas 5% do recurso estadual e federal. Isso acaba comprometendo a qualidade do serviço. Felizmente, Lençóis Paulista é uma ilha de prosperidade. Nesse sentido, o prefeito Anderson Prado tem investido muito na Assistência Social”, esclarece Ney Góes.
A conferência que tem como tema nacional a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi realizada no Centro de Convivência do Idoso “Deputado Ricardo Izar” com a presença de 170 pessoas representantes da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.
Um dos destaques do evento será a palestra com Alison Paulo, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
As propostas aprovadas durante a Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Estadual e Conferência Nacional de Assistência Social.
Confira a entrevista completa: