O projeto de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais rendeu a Bracell o Prêmio ABRAPPE com o melhor case em sustentabilidade.
A cerimônia de premiação da 3ª Edição do Prêmio ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) ocorreu no dia 22 de novembro e a Bracell levou o de melhor case na categoria ESG e Sustentabilidade do Ano de 2022.
Líder global na fabricação de celulose solúvel, a Bracell foi destaque pelos 98% na redução de áreas queimadas referente a 2021/2022, além das ações de preservação ambiental e na geração de emprego e renda.
Eduardo Soares, gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, destacou o trabalho, empenho e dedicação de toda equipe como fundamental para esse resultado.
“Uma grande conquista para todos os envolvidos neste processo. Esse prêmio consagra o trabalho dos colaboradores que, como times que se complementam, focaram na melhoria contínua e hoje temos esse reconhecimento da ABRAPPE”, ressaltou Soares.
ABRAPPE premia cases inovadores na indústria e no varejo
A premiação da ABRAPPE tem como objetivo reconhecer os profissionais varejistas e também empresas da área de Prevenção de Perdas que, ao longo dos anos de 2021 e 2022, contribuíram, idealizaram, implantaram ou estão implantando cases inovadores, proporcionando ganhos financeiros, produtividade ou boas práticas.
A ABRAPPE, presidida por Carlos Eduardo Santos, é uma organização independente formada por cerca de 2 mil associados que representam mais de 600 empresas de todos os segmentos do varejo brasileiro e tem como propósito fomentar a cultura de prevenção de perdas por meio da capacitação profissional, geração de estudos, troca de experiências e promoção de networking.
Além da presença na capital paulista, onde também está a sede istrativa, a ABRAPPE mantém comitês regionais espalhados por 11 Estados no país formados majoritariamente por heads de grandes redes varejistas do país.
Os critérios de avaliação do prêmio foram norteados pelo conjunto de ganhos que o case&nb sp; trouxe ou está trazendo para o negócio, considerando inovações, ganhos em produtividade, redução de despesas, aumento dos ganhos financeiros, consistência ou sustentabilidade do projeto implementado.
Prevenção e combate a incêndios florestais tem central de monitoramento
O projeto de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais realizado pela Bracell, e premiado no último mês, envolve uma séria de ações que inclui proteção às florestas, às áreas de preservação permanente e proximidade com as comunidades vizinhas.
Segundo a empresa, está sendo feito investimento em uma Central Integrada de Monitoramento, localizada na unidade fabril em Lençóis Paulista (SP), e que reúne inovações tecnológicas para monitorar em tempo real, 24 horas por dia, sua base florestal no Estado de São Paulo.
A infraestrutura do projeto de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais inclui também pick-up equipadas com kits de combate rápido, caminhões pipa, equipamentos operacionais de primeira linha, como: sopradores, motosserras e abafadores e, ainda, o apoio de um helicóptero.
A Bracell faz parte ainda do PAM (Plano de Ajuda Mútua), uma união entre empresas que se apoiam quando há registro de ocorrências.
Outra ação desenvolvida pela Bracell é junto à comunidade que, segundo a empresa, possui um papel fundamental.
A campanha “Amigos da Floresta” leva as equipes das áreas de Relacionamento com a Comunidade e Patrimonial da Bracell para uma visita às famílias que residem próximas às áreas florestais, informando os contatos e promovendo a conscientização sobre os riscos de incêndios.
Além disso, equipes de meio ambiente da companhia mapeiam áreas para a implantação de aceiros, que contribuem para contenção de incêndios, e realizam treinamento de brigadistas das áreas de conservação ambiental.
Estas ações fazem parte do “Compromisso Um-Para-Um”, ação inédita no Brasil realizada pela Bracell em que, para cada um hectare plantado de eucalipto, a empresa se compromete com a conversação de um hectare de vegetação nativa. Iniciativa que soma forças na prevenção e em caso de eventualidades.
“Analisamos toda nossa base florestal e dividimos em setores de forma estratégica. Cada setor conta com uma equipe apta para o atendimento. Nossa prioridade incluiu ainda a contratação de profissionais das cidades próximas, agilizando a assistência necessária e fomentando o desenvolvimento regional”, finaliza Soares.