Para marcar o Dia do Cego, comemorado em 13 de dezembro, a Unimed Lençóis Paulista, por meio da AMU (Associação Mulher Unimed), braço social da cooperativa médica, promove a exposição Arte Inclusiva com obras de arte criadas por artistas deficientes visuais (cegos ou com baixa visão), atendidos pelo programa Vida Iluminada.
Em entrevista ao Acontece na Região, dona Aparecida Batista, 92 anos, que ficou cega aos 70 por conta da diabetes, pintou um dos quadros da exposição e diz que ele simboliza a vida. Já as adolescentes Ana Clara Correia da Silva e Ana Beatrys Teixeira falam do projeto e de como perderam a visão.
O lançamento da exposição contou com a apresentação do Coral Vida Iluminada e a presença de Regina Grillo, fundadora e vice-presidente da AMU, do vice-prefeito Manezinho dos Santos, colaboradores e convidados.
A mostra ocorre entre os dias 12 e 20 de dezembro, na sede da Unimed. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade, independentemente de ter plano de saúde ou não.
O programa Vida Iluminada tem parceria com a Prefeitura de Lençóis Paulista e atualmente beneficia cerca de 30 deficientes visuais, com ou sem plano de saúde, moradores de Lençóis Paulista e Macatuba.
Semanalmente os participantes têm o a aulas de música, artes, locomoção com bengala, leitura em braille e informática adaptada. A Unimed disponibiliza a estrutura da sede da AMU, transporte para as aulas e uma cesta básica mensal para cada assistido.