Edição 2025 do Formação de Líderes conta com 30 jovens com idade entre 14 e 16 anos e tem como objetivo formar agentes de transformação social.
Com o objetivo de formar jovens protagonistas e agentes de transformação social, o Instituto LideraJovem deu início à 26ª turma do Projeto Formação de Líderes (PFL) no sábado, 22 de março.
A nova edição conta com a participação de 30 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, que ao longo dos próximos 10 meses irão vivenciar experiências voltadas ao autoconhecimento, cidadania, ética e liderança.
O programa é realizado no contraturno escolar, com encontros presenciais às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, na sede do Instituto em Lençóis Paulista, além de atividades mensais aos sábados, das 14h às 18h.
Criado em 2002, o PFL já impactou diretamente cerca de 600 jovens desde sua criação e é promovido pelo Instituto LideraJovem OSC), que tem como mantenedor a Lwart Soluções Ambientais.
Segundo Danieli Roza, coordenadora de projetos do Instituto, o objetivo é preparar os jovens para atuarem de forma ativa na sociedade. “Nosso propósito é desenvolver jovens líderes com potencial para gerar transformações em suas comunidades. O PFL oferece uma oportunidade real de preparar esses adolescentes para o futuro, como cidadãos engajados e protagonistas”, destacou.
Formação de Líderes promove várias atividades
Ao longo do programa, os participantes têm o a dinâmicas de grupo, rodas de conversa, oficinas e atividades práticas que estimulam a comunicação, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Além disso, os jovens também interagem com profissionais de diferentes áreas, ampliando a visão de mundo e aprendendo técnicas como negociação, oratória e planejamento de ações sociais.
“Tenho amigos que já fizeram o projeto e gostaram muito. Eu espero aprender bastante como ser humano e como profissional, saber realmente fazer escolhas e atuar como uma boa cidadã no mundo e com as pessoas ao meu redor”, contou Beatriz Pereira Coletti, 15 anos, que ingressou no PFL neste ano e acredita ser uma oportunidade única
Nícolas Tiago Micadei Peres, também com 15 anos, compartilha da mesma expectativa. “Acredito que o PFL vai me ajudar muito no desenvolvimento, principalmente em aprender a conversar em grupo e falar em público. Isso é muito importante também para o mercado de trabalho”, afirmou.
Como parte da formação, ao final do ciclo os jovens são convidados a idealizar e colocar em prática um projeto social, voltado a alguma necessidade identificada por eles na comunidade.
Para saber mais sobre o Projeto Formação de Líderes, e o site oficial do Instituto LideraJovem: www.liderajovem.org.