Procon de Lençóis destaca alguns golpes pelo celular como o do PIX errado, contato de bancos e empréstimo consignado.
O celular é uma das principais ferramentas usadas pelos golpistas e é preciso atenção para não perder dinheiro.
Não se sabe como conseguem os telefones e as informações sobre as pessoas, mas as tentativas são diárias e envolvem dinheiro fácil.
Coordenador do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) de Lençóis Paulista, Fernando Moretto fala sobre os principais golpes atendidos no Procon.
O líder é o Golpe do PIX errado. O golpista envia uma mensagem dizendo que fez um PIX errado na conta da vítima. Para ‘comprovar’ manda um comprovante falso.
Muitas vezes, a vítima acredita e faz um PIX no valor solicitado achando que vai ajudar a pessoa, que na verdade é um golpista.
“Neste golpe não tem como resgatar o valor porque vai para um ‘laranja’ que faz o saque e a vítima perde o dinheiro. Esta prática está bem comum aqui em Lençóis”, explica Moretto.
Outro golpe muito usado é o de uma pessoa que se a por alguém do banco.
“Neste caso eles se apresentam como caixa de um determinado banco e dizem que tem um pagamento ou empréstimo e pede que a pessoa autorize, Caso não autorize, eles pedem que a vítima envie uma selfie e a foto dos documentos pessoais”, diz o coordenador do CAC.
De posse dos documentos, os golpistas fazem empréstimos no nome da vítima e deposita em conta de terceiros. Neste caso, a vítima precisa entrar na Justiça para se livrar da dívida.
A orientação é para nunca ar os dados pessoais e documentos para desconhecidos pelo celular e sempre procurar o banco que tem conta ou o Procon.
Aposentados do INSS precisam ter cuidado
Já os idosos também são presas fáceis para o golpe do empréstimo consignado, mas é possível bloquear o cadastro no site do INSS.
“A gente orienta que quem tem um idoso na família que não sabe mexer muito bem no celular entre no site do INSS e faça o bloqueio porque desta forma o golpista não consegue o”, fala Fernando Moretto.
Ligações podem ser bloqueadas pelo site
Outra situação que irrita o usuário de celular são as ligações de telemarketing.
Por mais que o usuário faça o bloqueio de um número, eles ligam de outro. E isso várias vezes ao dia para vender de tudo um pouco.
O coordenador do CAC orienta que para se livrar é só fazer um cadastro no site ‘Não me Perturbe’ e solicitar que não receba ligações de telemarketing.
O link é: https://www.naomeperturbe.com.br/
“Esta é uma opção segura, mas que a população não conhece muito. É só fazer o cadastro de todas as linhas que você não quer que te ligue e as empresas são proibidas de efetuarem a ligação. Elas têm que consultar esse cadastro e se tivesse o telefone, elas não podem ligar”, finaliza Moretto.
SERVIÇO
O Procon de Lençóis Paulista funciona na sede do Sedecon que está localizado no cruzamento da Rua Joaquim Gabriel com a Avenida 25 de Janeiro.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (14) 3269-2300.
Confira a entrevista completa: