window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20250414"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Paixão de Cristo em Macatuba completa 53 anos de fé e emoção

Diretora do Grupo de Teatro Padre José Corsini, Dora Artioli lidera o trabalho quem mantém viva a tradição que emociona gerações na Sexta-feira Santa.

Em 2025, a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada em Macatuba, completa 55 anos de história e 53 de apresentação já que por 2 anos não foi realizada. Promovida pelo Grupo de Teatro Padre José Corsini, a apresentação é considerada uma das manifestações mais emocionantes da fé cristã na região e atrai centenas de pessoas todos os anos.

“Começamos em 1970, arriscando, sem saber direito o que seria. Mas foi uma semente lançada em terra boa. De lá para cá, só cresceu. Já são 55 anos ando essa história de pai para filho”, lembra Doralice Maria Artioli que integra o grupo desde o início das atividades.

A encenação começou no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e sua prisão. Na Quinta-feira Santa, o grupo também encena o Lava-Pés. Padre Silvano Palmeira é o responsável por toda liturgia.

“É uma das cenas mais bonitas. A humildade de Cristo lavando os pés dos apóstolos é uma lição que toca muito o coração da gente. A cada ano, é como se fosse a primeira vez”, destaca Dora Artioli como é conhecida.

Na Sexta-feira Santa, o Grupo faz a encenação da Via Crucis pelas ruas da cidade, inclusive com a cena da crucificação.

“A Sexta-Feira é o ponto em que a gente se identifica com os os de Cristo. Quem está ali, atuando ou assistindo, sente a profundidade da dor de Jesus, da dor de Maria. É algo muito forte. Todo ano eu choro”, diz emocionada.

A encenação tem início previsto para as 16h, após a liturgia da Paixão do Senhor, que acontece às 14h30 na Igreja Matriz.

Apesar de ser considerada uma das maiores manifestações culturais de Macatuba, o grupo reforça que a proposta não é teatral, mas evangelizadora. Todos os integrantes são fiéis da comunidade, e não há atores profissionais.

Dora Artioli faz um convite especial a todos da região para que participem da encenação da Paixão de Cristo.

“Você vai sentir algo diferente. Sinta o que é a dor de verdade, o amor de verdade. Quem já viu, volta. Quem vem pela primeira vez, não esquece nunca mais”, convida.

Confira a programação em Macatuba

Dia 15 – terça-feira

19h- Missa e procissão com a Cruz

Local: Capela de Santa Rita

Dia 16 – quarta-feira

5h30 – Missa e procissão com a Cruz

Local: matriz

Dia 17 – quinta-feira

19h30 -Missa da instituição da Eucaristia e Lava Pés

Local: Matriz

Dia 18 – Sexta-Feira Santa

14h30 – ação litúrgica solene e adoração da Cruz

Local: matriz

16h – 53º Encenação da Paixão de Cristo

Dia 19 – Sábado de Aleluia

19h30 – Missa do Fogo Novo

Local: Igreja Matriz

22h- Encenação da Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dia 20 – Domingo de Páscoa

7h – Missa de Páscoa

Local: Capela de Cristo Rei

9h – Missa de Páscoa

Local: Capela de Santa Rita

19h – Missa de Páscoa

Local: Matriz

Confira a entrevista:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.