A Prefeitura de Lençóis Paulista anunciou nesta semana ações conjuntas para acabar com as moscas domésticas
A proliferação de moscas domésticas levou o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, a abrir uma investigação para cuidar do assunto.
As equipes técnicas das secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente vão atuar para buscar as causas e propor soluções do problema.
“Nós entendemos que o aumento das moscas é comum durante o verão, mas que, neste momento, a presença dos insetos está fora da normalidade. Prontamente, mobilizamos as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde que já iniciaram na semana ada uma série de providências para identificar a causa e sanar esse problema”, justificou o prefeito Anderson Prado.
Ontem (08/01) teve reunião com os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, e de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, bem como de técnicos das duas pastas, para a elaboração de novas estratégias conjuntas de ação.
Saúde intensifica orientações de limpeza
A Secretaria de Saúde mobilizou a Coordenadoria de Atenção Básica, o Centro de Zoonoses e a Vigilância Sanitária para o trabalho de orientação.
“Já a partir desta semana os Agentes Comunitários de Saúde vão intensificar as orientações sobre limpeza de quintais e descarte correto do lixo nos contentores, que ajudam a amenizar a presença de moscas nas residências”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.
Outra ação fica com a Vigilância Sanitária que vai notificar as empresas agrícolas que geram resíduo orgânico para que apresentem a documentação sobre o manejo correto desses resíduos e para que providenciem a instalação de armadilhas nesses locais, caso ainda não existam.
Meio Ambiente vai limpar áreas verdes e pomares
Já a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai intensificar a limpeza em áreas verdes e pomares comunitários.
Os técnicos da SAMA também vêm realizando visitas em áreas rurais desde a semana ada.
Outra novidade é que a limpeza dos contentores que é realizada de forma regular pela secretaria, além de água, terá também o acréscimo de vinagre, para inibir a presença de moscas.
Lençóis conta com cerca de 5 mil contentores, sendo 3,9 mil localizados em área urbana. Os equipamentos são limpos, em média, a cada 15 dias.
“Nós apelamos mais uma vez para que a população faça o uso correto do contentor. Se o lixo orgânico for separado dos materiais recicláveis e ensacado corretamente, não haverá presença de moscas e outros insetos. Também é importante fechar a tampa do contentor depois de descartar o lixo. Nós já iniciamos a limpeza de pomares e áreas públicas com árvores frutíferas e vamos conduzir esse trabalho rotineiramente”, concluiu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.
Veja o que você pode fazer para se livrar das moscas
Para se livrar das moscas é importante que algumas ações de limpeza e cuidado sejam realizadas nas residências.
- praticar a coleta seletiva, lavando os recicláveis para retirar resquícios de alimentos para posterior deposição nos contentores
- acondicionar o lixo da cozinha e do banheiro em sacos fechados
- evitar deixar alimentos expostos em fruteiras
- cuidado ao manusear alimentos (principalmente carnes)
- manter os quintais sempre limpos, principalmente se houver animais ou árvores frutíferas.
Em situações específicas, a Prefeitura recomenda que o caso seja relatado ao Centro de Zoonoses para averiguação e mais orientações.