window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20250321"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Moradores se mobilizam contra instalação de usina de lixo na Farturinha

Mobilização foi retomada porque a empresa Multi Energia derrubou na Justiça uma lei municipal que impedia sua instalação.

A possível instalação de uma Usina de Tratamento de Lixo Doméstico e Industrial na região da Farturinha, em Lençóis Paulista, tem gerado forte mobilização entre os moradores e o poder público municipal.

A empresa responsável pelo empreendimento, a Multi Energia, entrou na Justiça e conseguiu a derrubada de uma lei municipal que proibia sua instalação na cidade, reacendendo o debate e intensificando as ações contra o projeto.

Diante da preocupação com os impactos ambientais e a proximidade das residências, a Associação dos Moradores da Farturinha foi oficialmente formada em fevereiro de 2024. No entanto, a mobilização começou no ano ado, quando os moradores tomaram conhecimento da proposta da usina.

“A união começou em março de 2023, quando ficamos sabendo que um empreendimento de R$ 200 milhões seria instalado na nossa região. Nos reunimos e fomos à audiência pública para entender melhor o projeto e apontar sua inviabilidade para a área”, explica Juliana Gimenez, presidente da associação.

A Farturinha é uma região estratégica para o meio ambiente, pois abriga diversas nascentes de água e áreas de preservação permanente. É ali que nasce o Rio Areia Branca, que abastece a cidade de Areiópolis, além de contar com o Rio dos Patos e importantes áreas de mata ciliar.

A empresa Multi Energia foi contatada pela reportagem do Acontece na Região, mas não se manifestou.

Moradores participam de reunião no Governo do Estado

Nesta semana, representantes da associação participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Meio Ambiente com representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em São Paulo, que foi intermediada pela deputada estadual Dani Alonso e pela vereadora Cabo Lúcia.

No encontro, os moradores foram recebidos pela secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende, e pela diretora da Cetesb, Maila Carvalho. Também esteve presente Roberta Alvarenga, do Instituto Repense, que tem auxiliado tecnicamente a associação.

“A Cetesb já havia indeferido o pedido da empresa no ano ado, mas agora, com a queda da lei, o processo pode voltar a tramitar. Nossa missão é garantir que as irregularidades sejam levadas em consideração, como o fato de a empresa ter declarado não haver moradores num raio de 5 km, o que não condiz com a realidade”, destaca Juliana.

Prefeitura e Câmara reforçam posição contra o projeto

No âmbito municipal, o prefeito André Paccola Sasso se reuniu com representantes da Associação dos Moradores da Farturinha e reafirmou sua posição contrária à instalação da usina.

“Lençóis Paulista já tem um aterro sanitário que atende nossas necessidades. Esse novo empreendimento não é bem-vindo e estamos tomando todas as medidas possíveis para barrá-lo”, declarou o prefeito.

Já os vereadores também estão se posicionando contra instalação da empresa em vídeos que circulam nas redes sociais.

Confira a entrevista :

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.