Prefeito Anderson Ferreira fala sobre a licitação de uma área de 3 alqueires e a isenção de ISS para uma nova fábrica da Bracell.
Prefeito reeleito de Macatuba, Anderson Ferreira (PSD) inicia o novo mandato com a perspectiva de instalar duas novas indústrias na cidade, além da Grunner que já tem área destinada e a empresa está fazendo o projeto técnico.
Em entrevista ao Acontece na Região, Anderson Ferreira disse que dois novos editais de licitação serão abertos neste mês de janeiro para concessão: um é o do Silo de Grãos e o outro de uma área de 3 alqueires, entre as rodovias Osni Mateus e Lauro Perazzoli.
“Estamos em diálogo com empresas interessadas, e a área de três alqueires será disponibilizada para um investimento mais robusto, o que traz mais vantagens ao município. Nossa prioridade é gerar empregos e fortalecer a economia local”, afirmou o prefeito Anderson.
Já com a Bracell, o prefeito disse que as tratativas para que Macatuba sedie uma nova fábrica da empresa estão avançadas e que a Câmara de Vereadores aprovou no final de dezembro uma lei que isenta o pagamento do ISS durante a fase de construção.
“Esta é uma nova unidade que a Bracell pretende construir em território de Macatuba e a aprovação dessa lei de isenção do imposto foi um pedido da empresa. Eu acredito que a empresa deve divulgar em breve qual é o investimento, qual é o tipo de negócio, que vai acontecer aqui em Macatuba”, destaca Anderson Ferreira.
No final de dezembro, a Bracell anunciou o início das obras para de uma fábrica de óleo de palma em Lençóis Paulista. A área onde a gigante de celulose está instalada fica na divisa dos 2 municípios.
Solução para o tratamento de esgoto será prioridade
Um dos principais desafios para 2025 é a modernização da estação de tratamento de esgoto, que foi inaugurada na década de 1990 e já não atende às demandas atuais. O prefeito explicou que a estrutura enfrenta dificuldades tanto em períodos de estiagem quanto para ar novas ligações. A situação inviabiliza projetos habitacionais, como conjuntos da CDHU.
“Estamos trabalhando para captar um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões. Vamos buscar recursos junto à Câmara Municipal, deputados e por meio de emendas parlamentares e projetos nas secretarias estaduais”, afirmou Anderson.
Outro ponto central do planejamento de 2025 é a ampliação da oferta de ensino integral na rede municipal. Para isso, está prevista a construção de uma nova escola, além de uma creche. Na área da saúde, o município planeja a implantação de uma nova UBS, ampliando o atendimento com mais uma unidade de saúde da família.
“Queremos oferecer mais vagas no ensino integral e melhorar as condições de atendimento na saúde, o que exige novos investimentos em infraestrutura”, destacou o prefeito.