Instituto LideraJovem atua em Lençóis Paulista há mais de 20 anos e agora expande as atividades para Macatuba e São Manuel.
O projeto Formação de Líderes nasceu há 20 anos como uma das ações sociais da empresa Lwart e foi o embrião do Instituto Lidera Jovem que hoje atua com outras atividades, mas que segue com o propósito original que é ensinar liderança aos jovens e adolescentes de Lençóis e agora também da região.
Nesta semana em que Lençóis Paulista festeja seus 165 anos, o Acontece na Região entrevistou Danieli Roza, coordenadora de projetos do LideraJovem, para conhecer um pouco deste trabalho e contar das novidades que vem por aí.
“O Projeto Formação de Líderes completou 20 anos em 2022 e mais de 500 adolescentes já aram pelo projeto. Em 2022, tivemos mais de 27 mil pessoas impactadas pelas ações que acontecem no Instituto”, conta Danieli.
E a base do LideraJovem é ensinar liderança aos adolescentes para que se tornem adultos comprometidos com o seu projeto de vida e com a comunidade.
“A gente leva capacitação para os adolescentes e os jovens e trabalha o pensamento crítico, liderança, cidadania, entre outras características relacionadas à liderança. Também focamos na questão do desenvolvimento pessoal e no projeto de vida, fazendo com que reflitam sobre suas metas e desejos”, explica a coordenadora do LideraJovem.
Confira a entrevista completa:
LideraJovem se expande para a região
O Instituto LideraJovem tem pouco mais de 5 anos e faz um trabalho social que oferece várias atividades aos jovens e adolescentes e também forma profissionais que atuam com esta faixa etária, como professores e monitores de projetos esportivos e culturais.
“O Instituto LideraJovem incorporou outros projetos e a gente ganhou corpo e autonomia para desenvolver projetos em outros lugares. Na pandemia, conseguimos atravessar territórios, ando por vários estados, com várias formações. Agora, presencialmente, estamos expandindo para outras cidades aqui da nossa região”, anuncia.
E as cidades contempladas pelo Lidera Jovem são Macatuba e São Manuel.
São Manuel recebe em maio o 1º Congresso Juvenil e depois o Formação de Líderes e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Usina São Manoel.
Em Macatuba, a formação de facilitadores já está sendo realizada em parceria com a Prefeitura e a Bracell e em junho será realizado o Congresso Juvenil.
O LideraJovem é mantido pela Lwart e Bracell e conta com o apoio de parceiros nos projetos.
Quem quiser ser voluntário, se tornar um doador ou conhecer mais sobre o Instituto é só visitar o site: https://www.liderajovem.org/.