Diretor do Procon de Macatuba, André Crotti orienta aposentados e pensionistas a verificarem se têm descontos indevidos nos benefícios.
A recente descoberta de uma fraude milionária envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSSgerou indignação em todo o país. A prática que atinge aposentados e pensionistas tem sido alvo de reclamações no Procon de Macatuba, segundo informou André Crotti, diretor da unidade.
Em entrevista ao Acontece na Região, Crotti explicou como os consumidores podem identificar se estão sendo vítimas desse desconto abusivo.
“Todo beneficiário do INSS — seja aposentado ou pensionista — deve verificar o seu histórico de créditos no site ou aplicativo Meu INSS. Se houver dificuldade, pode ir até uma agência do INSS e solicitar ao atendente a verificação de descontos relacionados a associações ou sindicatos. Se identificar algum valor indevido é importante trazer esse extrato aqui para o Procon”, explicou.
Crotti destaca que mesmo com a promessa do governo federal de devolução dos valores, é fundamental que o consumidor formalize a reclamação. “A orientação da Fundação Procon do Estado de São Paulo é que o aposentado abra uma reclamação no Procon. Nós abrimos um processo, notificamos as entidades envolvidas e fazemos o pedido de cancelamento do desconto e de devolução em dobro dos valores, com correção monetária, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”, detalhou.
A quantia desviada, segundo estimativas, pode ultraar a R$ 6,3 bilhões. Os valores desviados por associações e sindicatos eram descontados mensalmente.
Veja como agir para reaver o dinheiro desviado:
- Verifique o extrato de pagamento no aplicativo Meu INSS;
- Caso não consiga ar, peça ajuda a um familiar ou vá até uma agência do INSS;
- Em caso de desconto não autorizado, procure o Procon da sua cidade para registrar a reclamação;
- Caso não haja solução, a recomendação é entrar com ação no Juizado Especial, buscando a restituição em dobro dos valores.
Confira a entrevista: