window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20230202"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Nas escolas municipais de Lençóis, aulas começam dia 6

Aulas começam dia 6 nas escolas municipais de Lençóis com período integral, equipe multidisciplinar e foco na aprendizagem, diz Railson Rodrigues.

A Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista inicia o ano letivo na próxima segunda-feira (06/02) com 5 escolas em período integral, equipe multidisciplinar com psicólogo e assistente social e foco na aprendizagem.

O atendimento das creches municipais não teve recesso e seguiu normalmente.

Nas escolas de período integral, a novidade é a escola da Vila Baccili que neste ano a a ser integral a partir de março.

A outra escola que terá o período de aulas ampliado será a Guiomar Borcat que a partir do segundo semestre vai ser transferida do Jardim Caju para o prédio da antiga Facol.

“As turmas do Guiomar, de fundamental 2, am então para antiga Facol e a nova escola vai se chamar Orígenes Lessa. A gente vai, gradualmente, transformando as escolas da rede municipal em escolas de período integral”, anuncia Railson Rodrigues, secretário municipal de Educação em entrevista ao Acontece na Região.

As outras 3 unidades escolares que já funcionam em período integral em Lençóis Paulista são as escolas do Júlio Ferrari, Jardim Primavera e Alfredo Guedes.

Escolas municipais de Lençóis vão ter psicólogos

A pandemia da Covid-19 provocou sérios problemas para as crianças e adolescentes tanto na questão do déficit de aprendizagem quanto na questão emocional.

Para apoiar os alunos e também as famílias, as escolas municipais de Lençóis e as creches vão ter um projeto que vai trabalhar a Inteligência Emocional.

“Os alunos precisam de um apoio, de um auxílio e as famílias precisam de um amparo, um acolhimento e a gente tem trabalhado nesse sentido. Vamos iniciar o ano com 10 psicólogos e 4 assistentes sociais que vão atuar nas escolas de creches”, conta o secretário de Educação.

Railson Rodrigues lembra que no ano ado os psicólogos foram contratados de forma temporária e como o resultado foi positivo, o serviço segue nos próximos anos.

Assistentes sociais vão cuidar de evasão e abuso

O secretário de Educação de Lençóis Paulista explicou que as assistentes sociais vão atuar nas escolas municipais de Lençóis e nas creches com a função de diminuir a evasão escolar e detectar casos de abusos sexuais.

Durante a pandemia, foram registrados casos onde os alunos não davam retorno e a equipe escolar procurou a família e não encontrou e precisou acionar o Conselho Tutelar e outros órgãos competentes.

“Trazer os assistentes sociais para Educação é uma maneira de acompanharmos o que está acontecendo com essa família. Por que que essa criança não está indo na escola? Seja 1 falta, 2 faltas, já é um motivo para que a escola se preocupe. Por que essa criança está faltando? Alguma coisa está acontecendo e dessa maneira a gente consegue trabalhar de maneira sistematizada”, avalia Railson Rodrigues.

Outra preocupação são os casos de suspeita de abuso sexual de crianças que, segundo o secretário de Educação, aumentou muito no pós-pandemia.

“A rede de educação de Lençóis Paulista tem um trabalho efetivo de escuta especializada para poder punir, para poder investigar e entregar para a Polícia e para o Ministério Público quem são esses abusadores porque é uma coisa inissível e isso prejudica a vida da criança como um todo, inclusive a vida escolar”, destaca Railson Rodrigues que além de professor é advogado.

Escolas municipais de Lençóis têm foco na aprendizagem

No período da pandemia da Covid-19, as crianças enfrentaram medos e perdas e ainda tiveram que ter aulas à distância, o que causou um déficit de aprendizagem geral.

Lençóis Paulista fez um trabalho pioneiro nas aulas remotas e desde o ano ado intensificou o reforço para que os alunos pudessem melhorar o déficit de aprendizagem.

Para 2023, outras ações estão sendo implementadas. Uma delas é a aplicação de uma prova para avaliar o grau de aprendizagem de cada alunos e trabalhar isso de forma sistemática.

“A gente já começa o ano com avaliações diagnósticas. Então, não estranhe se seu filho nas primeiras semanas de aula fizer uma prova porque essa prova é importante para que a gente saiba como está a aprendizagem dessa criança e assim a gente poder trabalhar em cima do pedagógico para que ela esteja em consonância com o ano letivo que está”, reitera Railson Rodrigues.

Rede Municipal de Ensino tem 8,2 mil alunos

A Secretaria de Educação de Lençóis Paulista tem cerca de 8,2 mil alunos matriculados. 1,2 mil funcionários e um orçamento anual na casa de R$ 80 milhões.

O ano letivo começa com 35 unidades escolares e chega a 36 no meio do ano com a inauguração da Escola Orígenes Lessa (antiga Facol). Para 2024, 2 novas unidades devem ser entregues.

Confira abaixo a entrevista completa:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.