window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20230920"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Educação de Macatuba é destaque regional

Avaliação da Educação de Macatuba aponta que 21% dos alunos do 2º ano são leitor fluente e 53% são leitor iniciante.

A Educação de Macatuba registrou o melhor desempenho de Fluência Leitora entre os 13 municípios da Diretoria Estadual de Ensino – Região Jaú.

A avaliação sobre a Fluência Leitora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foi realizada em 204 alunos das 3 escolas municipais.

E o resultado apontou que 21% dos alunos de Macatuba é considerado leitor fluente, 53% é leitor iniciante e 26% é avaliado como pré-leitor.

Para efeito de comparação, a média do Estado para leitor fluente foi de 13% e na região de Jaú foi de apenas 10,61%.

Secretário de Educação de Macatuba, o professor Adriano Queiroz explica que a avaliação integra o Programa Criança Alfabetizada do Ministério da Educação que preconiza a alfabetização no 2º ano e não mais no 3º ano.

“Nós fizemos a adesão e o professor gravou a leituras das crianças, de acordo com o protocolo da plataforma, e enviou. E o resultado foi muito bom. Lembrando que a avaliação foi feita no primeiro semestre e que estas crianças vieram de uma pandemia. Isso mostra o trabalho de excelência dos nossos professores”, destaca Queiroz.

O resultado da avaliação foi publicado na plataforma PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração).

A atividade faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, que avalia o desempenho de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.

Educação de Macatuba oferece várias atividades

Adriano Queiroz lembra que este grupo de crianças que está no 2º ano em 2023 estava no Nível 1 e 2 durante a pandemia, com aulas remotas e presenciais.

Ele diz que o trabalho feito pela educação de Macatuba conquistou bons resultados como este e que a meta do Ideb não foi atingida por 0,1.

Dentre as atividades oferecidas aos alunos da Rede Municipal de Ensino, Adriano Queiroz destaca o comprometimento da equipe, as aulas de reforço, o atendimento com fonoaudióloga e a mesa pedagógica.

“O professor está sempre engajado na dificuldade do aluno, sem contar as parcerias que nós temos com o Sesi, projeto de Contação de História, teatro, cultura em que a gente proporcionou vivências diversas para as crianças”, finaliza o secretário de Educação de Macatuba.

Confira abaixo a entrevista completa:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.