Exemplo de amor, fé e união familiar, Dona Noêmia Pomini vive em Macatuba e está prestes a completar 100 anos.
Na semana do Dia das Mães, o Portal Acontece na Região foi até Macatuba para conhecer de perto a história de uma mulher que representa muitas outras mães brasileiras: batalhadoras, discretas, carinhosas e que, com amor e dedicação, formaram famílias inteiras. Aos 99 anos, prestes a completar 100 anos em agosto, Dona Noêmia Godeguez Pomini é hoje matriarca de uma das maiores famílias da região.
Nascida em um sítio em Macatuba, ainda jovem se casou com Antônio Pomini, com quem construiu uma vida e uma família sólida. O casal teve 9 filhos e ao longo das décadas viram essa árvore genealógica se expandir de forma impressionante: 37 netos, 60 bisnetos, 36 tataranetos e até um tetraneto.
Apesar das limitações da idade e das dificuldades de memória, Dona Noêmia segue bem-humorada e encantada com as fotos antigas que guarda com carinho. Durante a visita, realizada na casa de sua filha Maria José, ela olhou com atenção as imagens do ado: fotos de família, do casamento, dos pais e da juventude. Em uma delas, aparece ao lado do marido no dia do matrimônio, vestida de noiva, sorrindo como se soubesse que dali nasceria uma grande história.
Além de mãe dedicada, Dona Noêmia também foi uma cozinheira de mão cheia. Ela ainda se lembra do quanto gostava de cozinhar e dos elogios que recebia pelos pratos que preparava.
A homenagem à Dona Noêmia é também uma celebração da importância das mulheres como pilares da família e da comunidade. Esta histórianos lembra que o tempo a, mas os valores que moldam gerações permanecem vivos em cada abraço, cada mesa posta e cada lembrança compartilhada.
Que o exemplo de Dona Noêmia inspire outras famílias a valorizarem suas raízes, cuidarem uns dos outros e celebrarem a beleza da vida em cada fase.
A família de Dona Noêmia é formada por 9 filhos, 37 netos, 60 bisnetos, 36 tataranetos e 1 tetraneto.
Confira a entrevista: