Exclusivamente online, a I Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Centro Oeste Paulista vai discutir ações para os desastres climáticos.
Será realizada na próxima segunda-feira (20/01), de forma exclusivamente on-line por meio da plataforma zoom, a I Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Centro Oeste Paulista – CIMA – COP.
O evento é organizado pelo Instituto Repense, tem início às 9h e os interessados devem se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedRGZ2uvE9wETitRTbwvdaxdwQjvSUS3VXWh7i1Bc-FKG30Q/viewform.
As cidades participantes são: Agudos, Arealva, Álvaro de Carvalho, Barra Bonita, Bofete, Borebi, Botucatu, Fernão, Garça, Guarantã, Iacanga, Itatinga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Lupércio, Macatuba, Pardinho e Pederneiras.
A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
“A Conferência Intermunicipal sobre Desastres Climáticos é mais do que um evento; é um chamado à ação para toda a região Centro-Oeste Paulista. Estamos diante de desafios urgentes que impactam diretamente nossas cidades e a qualidade de vida da nossa população: secas prolongadas, enchentes devastadoras, queimadas cada vez mais frequentes. Esses problemas não respeitam fronteiras municipais e, por isso, exigem soluções colaborativas e integradas”, destaca Roberta Alvarenga, diretora-fundadora do Instituto Repense.
Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, celebrou a participação da cidade no evento. “Vejo que é uma ótima oportunidade para reflexão e para compartilhamento de responsabilidades entre sociedade civil, empresas e governos. No caso do clima, temos que, como representantes do Poder Público, unir forças na construção de um futuro sustentável e de cidades resilientes para a nossa região. Estou com uma boa expectativa para o evento e tenho certeza que esse compartilhamento de experiências será uma mudança de chave sobre o tema no Centro-Oeste Paulista”.