window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20221227"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Defesa Civil alerta para chuva forte na região de Bauru

A Defesa Civil de São Paulo alerta para chuvas fortes na região de Bauru de 27 a 30 de dezembro com acumulado previsto de 140mm.

As chuvas intensas poderão vir acompanhadas de raios, granizos e rajadas de vento. É fundamental que as pessoas procurem abrigo para se proteger.

A Defesa Civil de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o Estado a partir desta terça-feira (27/12) permanecendo até sexta-feira (30/12).

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido a aproximação de uma frente fria, vinda do Sul do País.

Na região de Bauru e Araçatuba, a previsão é de que as chuvas tenham um acumulado de 140mm.

Com a chuva forte e intensa existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Confira a previsão de chuvas no Estado

  • Região de Campinas e Sorocaba -acumulado de 155mm.
  • Capital, região Metropolitana da Capital, Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos – são esperados acumulados de 120mm.
  • Presidente Prudente e Marília – acumulado de 100mm
  • Franca, Ribeirão Preto e Barretos – até 125mm
  • Baixada Santista – previsão de 130mm
  • Itapeva e Registro – até 135mm
  • Araraquara e Bauru – acumulado de 140mm
  • Vale do Paraíba – até 145mm
  • Serra da Mantiqueira – acumulado de 150mm

População deve redobrar atenção sob chuva forte

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Em Lençóis Paulista, a Defesa Civil fez o rebaixamento do Lago da Prata.

Nas estradas, os motoristas devem redobrar a atenção.

Áreas alagadas- Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo.

Áreas de risco – Quem mora em área de risco deve ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Orientações pelo APP – Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.