A Defesa Civil de São Paulo alerta para chuvas fortes na região de Bauru de 27 a 30 de dezembro com acumulado previsto de 140mm.
As chuvas intensas poderão vir acompanhadas de raios, granizos e rajadas de vento. É fundamental que as pessoas procurem abrigo para se proteger.
A Defesa Civil de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o Estado a partir desta terça-feira (27/12) permanecendo até sexta-feira (30/12).
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido a aproximação de uma frente fria, vinda do Sul do País.
Na região de Bauru e Araçatuba, a previsão é de que as chuvas tenham um acumulado de 140mm.
Com a chuva forte e intensa existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.
Confira a previsão de chuvas no Estado
- Região de Campinas e Sorocaba -acumulado de 155mm.
- Capital, região Metropolitana da Capital, Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos – são esperados acumulados de 120mm.
- Presidente Prudente e Marília – acumulado de 100mm
- Franca, Ribeirão Preto e Barretos – até 125mm
- Baixada Santista – previsão de 130mm
- Itapeva e Registro – até 135mm
- Araraquara e Bauru – acumulado de 140mm
- Vale do Paraíba – até 145mm
- Serra da Mantiqueira – acumulado de 150mm
População deve redobrar atenção sob chuva forte
A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.
Em Lençóis Paulista, a Defesa Civil fez o rebaixamento do Lago da Prata.
Nas estradas, os motoristas devem redobrar a atenção.
Áreas alagadas- Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo.
Áreas de risco – Quem mora em área de risco deve ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Orientações pelo APP – Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.