A Ponte – Memórias de um Grito Suspenso, Ópera Febril e Sputnik II e Outras Histórias Caninas tem apresentações de 1º a 3 de maio.
A Cia do Trailler – Teatro em Movimento – chega na Casa de Cultura Maria Bove Coneglian, em Lençóis Paulista, neste feriado, com três espetáculos e uma oficina, de 1º a 3 de maio.
As apresentações integram o projeto de circulação “Cia do Trailler – 21 anos em movimento”, aprovado pela LPG (Lei Paulo Gustavo) e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Lençóis Paulista.
Na sexta (02/05), às 10h30, os atores vão ministrar uma oficina com o tema “Teatro e Educação”, aberta a todos os interessados. Toda a programação é gratuita.
Confira a agenda:
01/05 (5ª feira) – 20h – A Ponte – Memórias de um Grito Suspenso
Inspirado na história dos ambientalistas agroextrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo que foram brutalmente assassinados no sudeste do Pará, em 2011, por conta da militância em favor da floresta e do povo que dela sobrevive.
No espetáculo, um casal está perdido entre memórias pessoais, sonhos e acontecimentos que permeiam as narrativas da Amazônia. Tempestades, tiros, vozes, motosserra: Como fazer da ousadia uma experiência entre a vida e a morte? Como contar uma história feita de tantas outras histórias?
Todas as perguntas e respostas se amalgamam em um território onde presente, ado e futuro formam um mesmo emaranhado.
02/05- (6ª feira) – 20h – Ópera Febril
O espetáculo, que foi indicado ao prêmio Shell desse ano na categoria Destaque Nacional, nasceu a partir de uma pesquisa nos arquivos públicos sobre as condições dos trabalhadores da antiga Tecelagem Parahyba, a famosa fábrica de cobertores que por anos foi uma das principais indústrias da cidade de São José dos Campos e de grande relevância no país.
A peça traz uma discussão performativa e documental que enlaça o local e o global, o ado e o presente, e evidencia a permanente exploração dos trabalhadores.
Parte de um mergulho que percorre a essência do trabalho, desde a sociedade fabril até os dias atuais, com os desafios contemporâneos.
Para isso, começa transportando o público para dentro da fábrica, por volta da década de 60 e 70, com ambiente opressor, condições de trabalho dúbias e alta demanda de produtividade.
Ópera Febril é uma reflexão intensa de um tema sempre atual: a natureza do trabalho e sua transformação ao longo dos anos, com todos seus dilemas e complexidades existentes na relação capital/trabalho e na exploração da mão-de-obra.
03/05 (sábado) – 18h- Sputnik II e Outras Histórias Caninas
No espetáculo infantil Sputnik II e outras Histórias Caninas, Laika, Enola e Billulaine são as protagonistas de três histórias caninas. Laika, cachorrinha russa, foi o primeiro ser vivo a orbitar o espaço em 1957 a bordo da nave Sputnik. Enola veio de Minas Gerais para terras paulistas em meio à pandemia de 2020. Já Billulaine, uma cachorrinha imaginária, viajou o mundo todo e escreveu até um livro.
Três histórias, três cachorrinhas e um universo fértil de reflexões diante do maior mistério da vida: a morte.
Voltado para crianças a partir dos 5 anos, o espetáculo experimenta procedimentos característicos do teatro documentário sem perder a ludicidade inerente ao universo infantil.