Com capacidade de 40 toneladas de carga, caminhão elétrico da Bracell vai levar celulose da fábrica de Lençóis até o terminal de Pederneiras.
A Bracell ganha mais um ponto no quesito sustentabilidade. A fábrica localizada em Lençóis Paulista, considerada a mais verde e moderna do mundo, quer diminuir a emissão de CO2 (gás carbônico) nas estradas.
E, para isso, vai testar um caminhão 100% elétrico para o transporte de celulose entre Lençóis Paulista e Pederneiras.
Segundo a empresa, esta é a primeira vez que um caminhão com capacidade de transportar mais de 40 toneladas de carga vai operar só com motor elétrico.
O projeto-piloto da companhia que é líder global na produção de celulose solúvel visa ampliar as ações de sustentabilidade que permeiam todo o processo de produção.
Caminhão elétrico da Bracell vai ser recarregado na própria fábrica
Projeto vai testar a força motora do veículo que pode ter as baterias recarregadas pela energia elétrica gerada no processo de produção da celulose solúvel.
O caminhão elétrico será utilizado para o transporte de celulose no trecho entre a fábrica, localizada em Lençóis Paulista e o Terminal Intermodal em Pederneiras.
O transporte será feito pelas rodovias Juliano Lorenzetti (LEP-060), Osni Mateus (SP-261) até a via de o municipal, em Pederneiras.
A empresa destaca que a iniciativa é inédita neste tipo de operação com veículos pesados (caminhão com mais de 40 toneladas) e a estimativa é que a empresa evite a emissão de 132 mil quilos de CO2eq por ano de um único caminhão.
Além disso, no projeto piloto, a empresa espera entender a performance do motor elétrico. Tanto em trechos de subida com carga, tempo e quantidades necessárias de carregamento quanto de manutenção, além dos ganhos econômicos e ambientais.
Alberto Pagano, head de Supply Chain da Bracell ressaltou que outro diferencial do veículo será o uso de energia renovável, produzida pela própria empresa para a recarga das baterias do caminhão.
“É um projeto piloto que reitera o compromisso da empresa com a sustentabilidade do negócio. O uso do veículo traz benefícios para o clima e também para toda a comunidade”, afirmou.
Empresa diz que ação reforça o compromisso com a sustentabilidade
Com os testes do caminhão elétrico, a Bracell reitera que reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, processos e atividades.
Para a empresa, o caminhão elétrico vai ampliar as ações voltadas à sustentabilidade também para a etapa logística da cadeia produtiva.
Desta forma, vai contribuir com a redução das emissões de carbono e, consequentemente, no combate às mudanças climáticas.
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo.
Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório istrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.