Bracell reforça ações em prol do meio ambiente com ações que contribuem para proteção de área de nascente do Rio Lençóis.
A Bracell, como uma empresa de base florestal que tem a sustentabilidade como um de seus valores, destaca algumas de suas ações para a conscientização quanto ao cuidado com as florestas e também com a conservação de áreas de proteção ambiental.
Nos Estados em que mantem operações, as ações desenvolvidas pela companhia visam o manejo florestal sustentável, através da adoção de práticas de restauração e preservação de áreas nativas, que possam fornecer ganhos ambientais, sociais e econômicos.
O planejamento de uso do solo e as práticas adotadas pela empresa são fundamentais para garantir a sustentabilidade ambiental e o uso eficiente dos recursos naturais. Estes cuidados, tornam-se ainda mais relevantes, quando a proteção é dos recursos hídricos.
Estas práticas de conservação foram adotadas em área a montante da nascente do Rio Lençóis, localizada no município de Agudos (SP), o que permitiu cessar o assoreamento pré-existente na área.
Tal fato foi reconhecido pela câmara técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, composto por membros da iniciativa privada, pública e representantes da Defesa Civil dos municípios envolvidos. A ação realizada pela companhia foi um exemplo de intervenções positivas na bacia do Rio Lençóis.
Emerson Schoeninger, gerente de Geoprocessamento em SP, explica que, atualmente, por meio de geotecnologias é possível obter dados precisos do terreno que permitem o correto diagnóstico e a recomendação adequada para conservação de água e solo, com aplicação de tecnologias de ponta como o sensor Lidar embarcado em drone.
“Essa é uma prática da empresa em todas as áreas em que atuam suas operações. Com isso, asseguramos a sustentabilidade da cadeia produtiva, mantendo a qualidade do solo, do sistema hídrico e todo ecossistema”, ressaltou o gerente.
O reconhecimento por parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, demonstra a qualidade do manejo florestal adotado pela empresa. Uma das consequências do bom manejo é a regeneração da floresta nativa que favorece a proteção dos recursos naturais, a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e as paisagens, afirma Marcela Trecenti, coordenadora de Meio Ambiente da Bracell em SP e membro do Comitê.
Corroborando com as boas práticas ambientais, por meio do compromisso Bracell 2030 lançado no ano ado pela empresa, no pilar Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade, a companhia tem como meta conservar 230 mil hectares de matas nativas, além da proteção de espécies ameaçadas, apoio na reintrodução de animais na natureza e e em pesquisas científicas sobre a conversação da biodiversidade.