Zilor anuncia venda de 70% das ações da Biorigin para a sa Lesafree, player global em fermentação e microorganismos.
A sa Lesafree anunciou na última sexta-feira (04/10) que a a ter participação majoritária da Biorigin com o propósito de fortalecer e ampliar a oferta de ingredientes que melhoram o sabor dos alimentos.
Com a negociação, a Lesaffre se torna acionista controladora da Biorigin com 70% de seu capital social total, enquanto a Zilor permanece sendo acionista com 30%. O negócio envolve a unidade de produção da Biorigin em Quatá.
A Biorigin fabrica produtos derivados de levedura que melhoram o sabor dos alimentos. A cooperação melhorará os processos de produção, logística e serviços em benefício de uma base global de clientes
Biorigin e Lesafree vão gerar novas oportunidades
Segundo as empresas, o objetivo do negócio é aproveitar as capacidades complementares da Lesaffre e da Biorigin para possibilitar soluções aprimoradas por meio de ingredientes naturais à base de levedura para clientes em todo o mundo.
Para Brice-Audren Riché, CEO da Lesaffre, o negócio vai oferecer oportunidades de desenvolvimento para atender às crescentes necessidades das indústrias de alimentos e nutrição humana.
“Estamos avançando para uma nova dimensão graças a este movimento estratégico para reforçar a Lesaffre e sua Unidade de Negócios Biospringer by Lesaffre como players globais no campo de extratos de levedura para o mercado de ingredientes que melhoram o sabor dos alimentos. É importante ressaltar que estamos fazendo isso com um parceiro estratégico fundamental, a Zilor, que compartilha valores semelhantes aos da Lesaffre e um forte foco na Responsabilidade Social Corporativa. Comprometidos em entregar sabor de forma responsável por meio da Biospringer e, junto com a Biorigin, estamos bem posicionados para fornecer soluções aprimoradas de derivados de levedura e ingredientes que melhoram o sabor dos alimentos para clientes em todo o mundo”, destaca o CEO da Lesafree.
Fabiano Zillo, CEO da Zilor, ressalta que a história de 20 anos da Biorigin tem sido marcada pela inovação e compromisso com a sustentabilidade.
“Durante esse tempo, a Biorigin construiu parcerias comerciais sólidas e de longo prazo, com grande respeito por seus clientes e outros stakeholders. Acreditamos que esta parceria será uma grande oportunidade para contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhorar o fornecimento de derivados de levedura para o mercado de alimentação humana e nutrição animal. Este acordo permitirá que a Biorigin incorpore maior expertise, conhecimento de mercado e o a capacidades avançadas de P&D da Lesaffre e permitirá que a empresa-mãe da Biorigin, a Zilor, una forças com um parceiro estratégico altamente capacitado e experiente”, avalia Fabiano Zillo.
Marca Biorigin será mantida, diz Zilor
A Zilor informa que a marca Biorigin será mantida para a produção, comercialização e venda dos produtos.
As unidades em Lençóis Paulista (SP) e Macatuba (SP) e os produtos fabricados a partir da fermentação alcoólica e fermentação de cerveja dessas localidades continuarão a ser produzidos e vendidos pela Zilor.
O acordo está sujeito ao cumprimento das condições habituais para tais transações, dentre eles a aprovação de credores e outras aprovações legais e regulatórias, incluindo o Conselho istrativo de Defesa Econômica (CADE), e deve ser concluída nos próximos meses.
Até finalizado o acordo, Biorigin e Lesaffre permanecerão totalmente independentes, mantendo seus negócios normalmente.
Saiba mais sobre a Lesafree
A Lesaffre é um player global chave em fermentação que está no mercado há 170 anos. Estabelecida em todos os continentes através de 80 locais de produção em 50 países, conta com 11mil funcionários e mais de 96 nacionalidades.
No Brasil, a empresa instalou sua primeira fábrica de fermentos em 2022, na cidade de Narandiba, região de Paraguaçu Paulista.