Exposição promovida pela Unimed Lençóis começa hoje (13/03) e apresenta quadros feitos por artistas com Down.
Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Unimed Lençóis Paulista promove uma exposição de quadros pintados por Emanuel Davi Gimenez, de 24 anos, e Danielle Vitória dos Santos Santana, de 19 anos, ambos com Síndrome de Down.
A exposição acontece entre os dias 13 e 31 de março e as obras vão estar expostas na Farmácia Unimed, no Centro de Análises (laboratório) e no Centro de Atendimento da Unimed, em Lençóis Paulista.
A entrada é gratuita e aberta para pessoas com e sem plano de saúde. A proposta é convidar a população para conhecer os trabalhos e valorizar os artistas com Down.
A dupla de artistas, Emanuel e Danielle são participantes do programa GapsDownLP (Grupo de Apoio as Pessoas com Síndrome de Down de Lençóis Paulista).

Danielle Vitória dos Santos Santana tem a oportunidade de mostrar seu trabalho ao público
Grupo de apoio para Síndrome de Down existe há 11 anos
GapsDownLP é um programa que integra as ações de medicina preventiva da Unimed Lençóis Paulista e foi idealizado há 11 anos pela médica Dra. Irene Andrade.
O GapsDownLP atende pessoas nascidas com Síndrome de Down, com e sem plano de saúde, e suas respectivas famílias, orientando e preparando-os para a inclusão na sociedade e proporcionando qualidade de vida dentro de suas possibilidades.
“É sempre gratificante divulgar o trabalho junto ao GAPSDownLP. O grupo só tem crescido porque nossas ações têm se firmando em prol das famílias que têm pessoas com a condição de Síndrome de Down”, afirma Dra. Irene Andrade, coordenadora do departamento de medicina preventiva da Unimed e fundadora do grupo.
“Por meio do GapsDown, a Unimed desenvolve um trabalho fantástico com as pessoas com Síndrome de Down, principalmente as crianças e os adolescentes. Toda a equipe está de parabéns, em especial a Dra. Irene que cuida desse programa com tanto carinho”, parabeniza o presidente da Unimed Lençóis Paulista, o Dr. Francisco Antonio Grillo.
Mostra quer destacar o talento dos artistas com Down
A exposição de quadros é uma das atividades do GapsDown e tem como objetivo valorizar a produção artística e o desenvolvimento dos integrantes do grupo.
Segundo Dra. Irene Andrade, a mostra é uma forma de destacar o talento e a sensibilidade dos artistas com Down.
“Essa exposição é uma maneira de mostrar à sociedade que a pessoa com Síndrome de Down é capaz de produzir arte e de expressar suas emoções e sentimentos através da pintura”, avalia a médica.
Familiares agradecem apoio da Unimed
A exposição dos artistas com Down oportuniza que a comunidade conheça o trabalho, mostra o talento e a capacidade de Emanuel e Danielle e reforça o compromisso da Unimed com a inclusão e a valorização da diversidade, oferecendo um espaço de expressão e visibilidade para artistas com deficiência intelectual.
Os familiares da dupla de artistas destacam como o apoio do grupo foi importante.
A mãe de Emanuel, Fátima Gimenez, fala sobre o apoio e as indicações que o grupo ofereceu para o desenvolvimento do filho.
“O Emanuel se desenvolveu muito desde que começou a participar do GapsDownLP. Foi graças ao grupo que ele teve o às aulas de pintura com a professora Cleide Lorenzetti. Eu e minha família somos muito gratas à Unimed, ao GapsDown e a Dra. Irene, que tanto ajuda as crianças”, diz Fátima.
Já a mãe da Danielle, Lucimara dos Santos, ressalta o papel do grupo de apoio na vida da filha.
“O GapsDownLP tem sido uma grande ajuda para a nossa família. Através do programa, minha filha tem o a atividades e terapias que contribuem para o seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, da família, vemos como tudo isso faz bem para a Dani. Só temos que agradecer a todos os envolvidos no GapsDown”, agradece Lucimara.