window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag("set","linker",{"domains":["acontecenaregiao-br.diariopaulistano.net"]});gtag("js",new Date());gtag("set","developer_id.dZTNiMT",!0);gtag("config","G-ER7JZ9SML1",{"googlesitekit_post_type":"post","googlesitekit_post_author":"Concei\u00e7\u00e3o Giglioli Carpanezi","googlesitekit_post_date":"20231215"}) Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras

Dani e Wesley frequentam a AMU desde crianças

Daniele Lima e Wesley Dutra nasceram com baixa visão, frequentam a AMU desde crianças e hoje trabalham e estudam.

Daniele Lima e Wesley Dutra são jovens que nasceram com baixa visão, tiveram descolamento de retina e ficaram cegos.

Eles frequentam a AMU desde crianças, são independentes, trabalham e estudam.

As suas histórias de misturam com a da AMU (Associação Mulher Unimed) que há 20 anos atende deficientes visuais com o Programa Vida Iluminada.

Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13/12), o Acontece na região fecha a série de entrevistas com Daniele e Wesley.

Daniele Lima mora em Lençóis Paulista e tem 21 anos. Gosta de cavalos, de baladas e estuda informática no Senai.

Ela conta que foi alfabetizada na escola regular e que há 6 anos perdeu a visão e teve que aprender o braile.

“Eu frequento a AMU já faz um tempo e acho o projeto muito importante. Eu aprendi a ler e escrever com letra ampliada e agora estudo o braile”, conta a jovem.

Wesley Dutra tem 32 anos, se alfabetizou em escola regular e após o descolamento de retina aprendeu o braile na AMU. Ele trabalha na Unimed Lençóis Paulista.

“No final do ensino médio a visão começou a piorar e aos 20 anos veio a perda total. A perda da visão se confunde um pouco com o começo aqui da AMU, lá em 2006. Aqui aprendi a andar sozinho e me virar”, conta Wesley.

Confira a entrevista completa:

AMU oferece atendimento de graça

A AMU é um dos braços sociais da Unimed Lençóis Paulista e é constituída pelas esposas dos médicos e colaboradoras da cooperativa médica.

O Programa Vida Iluminada tem 20 anos e beneficia dezenas de pessoas deficiência visual em Lençóis Paulista e Macatuba, independente de possuírem plano de saúde com a Unimed.

O Vida Iluminada oferece aulas de informática, música, locomoção com bengala, artes e leitura em braile às quartas-feiras e aos sábados.

A Unimed Lençóis disponibiliza o lanche durante as aulas, uma cesta básica a cada assistido e o transporte para as atividades.

Veja como se inscrever na AMU

A AMU de Lençóis Paulista atende pessoas com baixa visão ou cegas, de todas as idades.

O atendimento é de graça e a pessoa assistida não precisa ter plano de saúde da Unimed Lençóis ou qualquer outro.

O Vida Ilumina atende às quartas-feiras à noite e aos sábados de manhã na sede da AMU que fica na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 682, Centro de Lençóis.

Outras informações pelo telefone/WhatsApp: (14) 99648-3133.

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Manezinho dos Santos, vice-prefeito de Lençóis Paulista, e Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, reforçam apoio à campanha Durante o lançamento...

Capitão Pecoraro e Sargento Bergamasco reforçam, durante a campanha “Juntos Contra o Fogo”, que a prevenção e o apoio da...

Ascana e Zilor lançam em Lençóis Paulista a campanha “Juntos Contra o Fogo”, com ações de prevenção, monitoramento e conscientização...

Empresa amplia sua atuação nas comunidades com apoio a iniciativas em Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Bauru e Botucatu. A Bracell...

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.