Valda Araújo frequenta a AMU desde que ficou cega aos 52 anos por conta do diabetes e lá aprendeu a cuidar da casa, usar celular e ter autonomia.
Valda Araújo tem 65 anos, é casada, mãe de 2 filhos e avó de 5 netos. Na sua trajetória de vida descobriu o diabetes aos 40 anos e ficou cega aos 52.
“Eu estou na AMU há 12 anos e o trabalho aqui foi muito importante porque quando a gente perde a visão, acha que perdeu a vida. Os professores me ensinaram a voltar a sonhar”, relata Valda Araújo em entrevista ao Acontece na Região.
Valda conta que começou a viver de novo porque aprendeu a se locomover, a fazer os serviços de casa e a se exercitar.
“Hoje saio de casa, vou na igreja 3 vezes por semana, canto os hinos e faço amizades. Aprendi a mexer no celular e procuro no Youtube vídeos de como me organizar”, conta.
A AMU (Associação Mulher Unimed) de Lençóis Paulista mantém o Programa Vida Iluminada há 20 anos e é mantida pela Unimed de Lençóis Paulista.
Confira a entrevista:
AMU oferece atendimento de graça
A AMU é um dos braços sociais da Unimed Lençóis Paulista e é constituída pelas esposas dos médicos e colaboradoras da cooperativa médica.
O Programa Vida Iluminada tem 20 anos e beneficia dezenas de pessoas deficiência visual em Lençóis Paulista e Macatuba, independente de possuírem plano de saúde com a Unimed.
O Vida Iluminada oferece aulas de informática, música, locomoção com bengala, artes e leitura em braile às quartas-feiras e aos sábados.
A Unimed Lençóis disponibiliza o lanche durante as aulas, uma cesta básica a cada assistido e o transporte para as atividades.
Veja como se inscrever na AMU
A AMU de Lençóis Paulista atende pessoas com baixa visão ou cegas, de todas as idades.
O atendimento é de graça e a pessoa assistida não precisa ter plano de saúde da Unimed Lençóis ou qualquer outro.
O Vida Ilumina atende às quartas-feiras à noite e aos sábados de manhã na sede da AMU que fica na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 682 , Centro de Lençóis.
Outras informações pelo telefone/WhatsApp: (14) 99648-3133.