Casa Abrigo Amorada inaugurou no dia 10/12 a segunda unidade de acolhimento; serviço atende hoje 45 crianças e adolescentes
A Associação Amorada, responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Lençóis Paulista, inaugurou no dia 10 de dezembro sua segunda unidade de acolhimento institucional. Com essa nova estrutura, a capacidade total de atendimento aumentou para 45 acolhidos, entre crianças e adolescentes com idades de 0 a 18 anos.
De acordo com Lucas Baleche, diretor da Associação Amorada, a inauguração é um marco importante para a entidade, que enfrentava dificuldades estruturais devido à alta demanda. “Durante anos, tivemos que acolher até 38 crianças e adolescentes em uma casa projetada para apenas 20. Isso estava longe do ideal. Com a abertura da segunda unidade, garantimos um acolhimento mais seguro, confortável e de qualidade”, afirmou Lucas.
A nova unidade, além de ampliar o espaço físico, permite uma melhor organização no atendimento. Segundo o coordenador da Casa Abrigo Amorada, Rafael Lima, as crianças e adolescentes agora estão divididos por faixa etária e necessidades específicas. “Nesta segunda unidade, acolhemos 18 adolescentes. Já na primeira casa, estão as crianças e alguns adolescentes com situações mais delicadas, como uma jovem grávida, que está recebendo todo o acompanhamento necessário para cuidar do bebê que está para nascer”, explicou.
Desafios e projetos futuros
O funcionamento de duas unidades exige uma estrutura maior, tanto em espaço quanto em equipe técnica como a preparação para essa expansão que envolveu meses de trabalho intenso, incluindo a contratação e capacitação de novos profissionais.
Lucas Baleche também destacou o planejamento para o futuro da instituição, como a construção de uma nova sede. “Esse projeto ainda está em fase inicial, mas queremos que ele seja feito com o máximo de responsabilidade e transparência. Precisamos levantar recursos de doadores, voluntários e do poder público, e garantir que cada centavo seja bem utilizado. Nosso objetivo é oferecer uma estrutura moderna e funcional para atender ainda mais crianças e adolescentes em vulnerabilidade”, afirmou.
Além do apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, que mantém uma parceria importante para a manutenção do serviço, a Associação Amorada conta com a ajuda da comunidade. Doações financeiras e de materiais, bem como trabalho voluntário, são fundamentais para garantir a continuidade e o desenvolvimento do atendimento.
Como ajudar?
A Casa Abrigo Amorada recebe recursos públicos e doações da sociedade para manter suas atividades e projetos. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo telefone (14) 3264-2058.
As doações podem ser financeiras ou em forma de trabalho voluntário. “Precisamos de pessoas que possam nos ajudar com projetos, como o da construção da nova sede, ou com outras atividades do dia a dia da casa. Toda ajuda é bem-vinda”, reforçou Rafael Lima.
A cerimônia de inauguração, realizada no dia 10 de dezembro, contou com a presença do Secretário de Assistência Social, Ney Góes, e das servidoras municipais Darlene Souza e Fabiana Grava, além de membros da diretoria da Associação Amorada, como Gisela Capoani Moreira, Telma Gutierres de Souza, Lucas Nogueira Baleche e Elza Maria Messias Lopes. Também participaram os coordenadores da Casa Abrigo, Rafael Alves de Lima e Letícia Santos.